Escolha uma opção
BOLETIM INFORMATIVO
20/09/2016
Travessia Capão ao Vale do Pati

O Vale do Pati é considerado o Trekking mais bonito do Brasil e um dos melhores do mundo, o percurso (roteiro), assim como as estadas (casa de Nativos) são super originais e uma experiencia ímpar.

Em minhas aventuras, prefiro estudar o local, conversar muito com os nativos, mas caminhar sem guia. Mas aconselho sempre utilizar um guia, pois com ele, além de mais segura, seu passeio fica bem mais racional, agradável e potencializado.

No meu caso, procuro fazer descobertas, um olhar diferente, por isso a preferência de trakking solo.

O Vale do Pati está localizado bem no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina e, por sua exuberante beleza, é um dos lugares mais visitados por aqueles que gostam de fazer caminhadas em ambientes naturais.

Várias trilhas levam ao Pati, mas o risco de não usar os guias pode fazer você incorrer em erros, como no meu caso, que errei e peguei justamente a trilha que não é aconselhada: A Trilha das Mulas.

Nunca enfrentei tanta lama, tanto atoleiro em minha vida. Não tente seguir essa trilha.

Mas, por outro lado, nossa aventura curtiu dois caminhos, um pra ir e outro para voltar, já que devido à variação de relevos e à sua posição geográfica, a região do Vale do Pati e seus arredores oferem visuais incríveis.

O vale é considerado um dos refúgios paisagísticos mais belos do país, na qual se pode apreciar, com um pouco de sorte, variedades de pássaros, mamíferos, insetos e répteis. Além disto, aquela região é possuidora de uma riquíssima flora, peculiar em seus ecossistemas, como nos jardins naturais da vegetação rupestre, nos campos gerais, nas florestas estacionais de planície e sempre-verde de altitude, que se estendem pelas encostas dos morros.

Destes campos gerais, (Gerais dos Vieira e Gerais do Rio Preto), nascem alguns rios que irão formar, mais adiante, a principal bacia hidrográfica do Estado da Bahia: a bacia do Rio Paraguaçu.

O Vale do Pati pode ser alcançado, sempre caminhando, em várias direções.

Eis as opções de partida e de chegada para quem quer cruzar o Vale do Pati:

Ao norte, pela Vila do Capão.

A leste, pela cidade de Andaraí.

Ao sul, pela cidade de Mucugê.

A oeste, pela Vila de Guiné

Como chegar

Veja Destino Chapada Diamantina

Outros destinos
© 2015 - conhecoumlugar.com - Todos os direitos reservados.