Escolha uma opção
BOLETIM INFORMATIVO
28/07/2016
Gramado - Um sonho de cidade

A serra gaúcha permanecia desabitada até a chegada dos europeus que reproduziram - a partir da geografia e do clima temperado - um estilo de vida fascinante.

Gramado, como conta a história, servia de passagem para tropeiros que tocavam o gado pelos campos de cima da serra no final do século 19.

Quando chegavam ao topo da Serra, tanto tropeiros quanto imigrantes encontravam um pequeno campo de grama macia e verde que servia de repouso. Este “gramado”, segundo alguns, foi o responsável pelo batismo da cidade.

O povoado teria começado por volta de 1875 por lusos-açorianos e posteriormente colonizado por imigrantes alemães e italianos que implantaram seus costumes, hábitos de trabalho, estilos arquitetônicos, crenças religiosas, culinária abundante e festas típicas.

Além das tradições culturais dos descendentes europeus, a cidade também passou a misturar aspectos do gauchismo. 

A cidade com 237 Km² de extensão se encontra no coração da Serra Gaúcha

O clima diferenciado chega a registrar temperaturas negativas e até mesmo neve no inverno. 

Gramado, com suas ruas floridas, pelos detalhes de sua arquitetura europeia, sua gastronomia, seus eventos, se revela um charme fantástico.

Um roteiro de agroturismo nas colônias se conhece a paisagem mais original e bonita de Gramado.

É impossível passar por lá sem levar os produtos com a qualidade de Gramado, entre chocolates caseiros, malhas, móveis, artesanato, couro e produtos coloniais.

O Natal Luz, o primeiro evento natalino do Brasil, hoje é um dos maiores espetáculos do gênero no mundo. O Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino, o grande evento cinematográfico do país, é uma festa que gira em torno dos famosos artistas, produtores, diretores e jornalistas, numa semana de muito glamour. A Festa da Colônia é excelente oportunidade para se ver de perto as culturas típicas alemã e italiana. O Festival de Turismo de Gramado, organizado por Marta Rossi e Sílvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, é considerado uma das maiores feiras de negócios da América Latina.

Como chegar

Considerada uma das rotas mais apaixonantes do Brasil, as estradas que levam à Serra Gaúcha reservam paisagens deslumbrantes.

Alguns trechos revelam cenários que parecem sair de filmes, tamanha a beleza dos lugares, ora margeados por hortênsias, ora pela mata verde.

Vale a pena fazer a viagem de carro, com direito a algumas paradas para apreciar e fotografar a natureza em estado de graça, portanto relaxe, alivie a pressão no acelerador e curta este passeio inesquecível.

Distâncias rodoviárias

De Caxias do Sul a Gramado, use a RS-235:

Caxias - Galópolis - Vila Cristina (pedágio) - Nova Petrópolis e Gramado (pedágio)

De Porto Alegre a Gramado, os dois caminhos mais comuns são:

1) por Gravataí - RS-020

Através da Free-Way (BR-101), no município de Gravataí, pega a RS-020, que liga Porto Alegre a Taquara. A partir de Taquara deve-se pegar a RS-115 que passa pelas cidades de Igrejinha e Três Coroas. A RS-115 é uma estrada modelo, com uma condição de tráfego excelente, que apresenta um trecho curto de Serra entre Três Coroas e Gramado. Vale a pena diminuir a velocidade, curtir a brisa agradável da Serra e apreciar a bela paisagem.

2) passando por Novo Hamburgo - BR-116 * caminho indicado

* Preste atenção nas trocas de estrada, em Novo Hamburgo da BR116 para RS239 e em Taquara da RS239 para RS115

É a principal rota que faz o trajeto Porto Alegre/Gramado. Saindo de Porto Alegre, pela BR-290, entra-se à esquerda na BR-116, em direção a Canoas. Trafegando o tempo todo em pistas duplicadas, o turista faz uma viagem segura e rápida de Porto Alegre até Novo Hamburgo. Em Novo Hamburgo quando acaba a pista dupla da BR-116, toma-se a RS-239, que já está com a sua duplicação concluída. Nesta estrada há um pedágio para chegar a Taquara. Também há pardais nos quilômetros 15 e 27 (80 km/h) e no quilômetro 29 há mais dois (60 km/h), de onde se parte para Gramado, pela RS-115, subindo a Serra.

Onde ficar
Onde comer
O que visitar
Outros destinos
© 2015 - conhecoumlugar.com - Todos os direitos reservados.